-
-

LONGA É A ARTE, TÃO BREVE A VIDA

-
-
-

domingo, 20 de julho de 2008

Peregrinos, de César Puraca.

Um homem virou-se para o outro e disse:
- Não acredite em todos os artistas, mas, antes, indague se eles são autênticos e se possuem consciência religiosa da vida terrena e, sobretudo, da vida espiritual, pois muitos falsos artistas têm surgido no mundo.
- Por quê? - perguntou o outro.
- Porque os fenômenos artísticos estão longe de produzirem milagres e efeitos sobrenaturais. Não peça às Artes tais solicitações, pois ela mesma afirma de maneira natural que não os produz.
- Entendo que as ciências expõem ao homem as causas e as conseqüências, então presumo que as Artes não fogem à regra e apresentam as leis que entrelaçam o mundo material ao mundo espiritual.
Um breve silêncio interrompeu o diálogo, mas não o pensamento. Até que um dos homens verbalizou:
- Porquanto, as Artes são influência da divindade sobre determinados espíritos que aprimoram o talento.
- Sim, concordou o outro. E quem se utiliza da corrupção, dos falsos prazeres e de sua própria fraqueza espiritual para produzir falsas obras de arte, não conseguirá manter a hipocrisia por muito tempo e será ou banido ou desmascarado.
- Que assim seja. Agora vamos, a peregrinação já começou - finalizou um deles.


2 comentários:

Anônimo disse...

Patrick, este teu Blog é de quem aprecia e sente prazer de compartilhar esse lado prazeroso de sentir na alma a arte, me sinto muito lisonjeado e agradecido pela sua escolha, parabéns e muito sucesso.
César Puraca.

entre arabescos e nacaras disse...

Olá, este texto é seu? Muito interessante.