-
-

LONGA É A ARTE, TÃO BREVE A VIDA

-
-
-

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Cabeça em Siena, de Carlos Araújo.


Que se deve pensar dos artistas que, ao receber a crítica negativa de suas obras, deixam de criar outras para não saírem frustrados ou irados?
Há mais hipocrisia do que tentativa de resguardo neles, pois fazer a arte apenas para receber honrarias e medalhas, é fazê-la de forma premeditada e fútil, visto que quando feita de maneira sutil e desinteressada é a mais sublime diante dos olhos dos homens e de Deus.
Há também falsidade, porque quem cria para se vangloriar, não cria com sabedoria e emoção, mas com intenções forjadas. E tudo o que é forjado na arte não passa de simulacro grosseiro. Aquele que procura sua recompensa artística entre os homens não a terá no espírito.
Quanto aos críticos, estes que enaltecem todas as obras falsificadas, pobres de conteúdo e sentimento nulo, só fazem porque pertencem à mesma classe dos hipócritas que insistem em divulgar o que não é sublime nem útil justamente porque as obras vulgares são mais chamativas e as obras boas são modestas.

4 comentários:

wallper.lima disse...

Oi! Aqui estou eu nova/e peço desculpa pela demora, mas vc deve conhecer artista, né!
Adorei por ter passado no meu blog-Wallarte- e o comentário sobre Dali...
Sobre essa sua última postagem, digo que como artista plástica, concordo piamente c/vc. Quando pinto, não penso pelo menos no momento no que o outro vai achar, ou que causará algum impacto, mas é a pura criação que surge de forma mais verdadeira e que salta da minha alma...e quanto mais pinto mais amo o meu jeito de me expressar. Acho que sou fã de mim mesma, e como já postei anteriormente em meu blog, já recebi mtas críticas, positivas, outras, não negativas, mas não compreendida...enfim, mas nada disso, me faz desistir, pois aquilo q/faço tem mta força!
Se troféus, medalhas, fossem td em nossa vida, como teriamos tantos artistas "reconhecidos", que nunca venderam um quadro sequer, outros 1 quadro somente..isso nos leva a crer, que nem sempre o muito é significante, nem sempre amado, respeitado...
Tenho novidades em meu blog...vá lá!
Tchau!Um abraço.

Tais Luso de Carvalho disse...

Oi, Patrick, e oi Wal!! Estamos nos encontrando aqui... engraçado isso; apresentei vocês e estamos cá, nós três! Wal é apaixonada pela sua arte, mas deixo isso para comentar no blog dela, rsrsrsrs.

Patrick, os artistas colocam – sempre - em suas obras suas emoções. Cabe a nós aceitar ou não, gostar ou não. Mas isso nem sempre é aceito. Muitas pessoas não nos dão o direito de achar nada. Ficam para si o direito de achar e de julgar. E isso é medonho!

Diria que muitos fazem sua arte pensando ser uma maravilha, quando não são; outros fazem sua arte sem pretensão alguma e sai uma obra prima, digna da melhor crítica. E outros fazem não sei o quê... e a crítica é favorável!

Constatei, então, que arte é algo muito complicado; deve ser vista, sentida, apreciada, adquirida, mas pouco discutida, pois nunca chegaremos a um ponto comum. Nunca. Cada um pensa uma coisa. São paixões: vale discutir futebol e religião?

Quanto a obra que postaste, que perfil lindo! Taí...eu gostei!

Até
Tais

Anônimo disse...

Prezado Patrick,

Agradeço o seu interesse pelo meu trabalho. Para mim é muito significativo que a Mensagem Bíblica seja conhecida e comentada através da mídia eletrônica.
O artista, como todos, deve viver para o seu próximo.

Um abraço,

Carlos Araujo

Anônimo disse...

Amei o que vc escreveu, não conhecia o seu blog, mas agora com certeza nunca deixarei de visitar!
E o melhor é que lendo vc sem querer me ajudou imensamente!
O meu muito obrigado por suas palavras!

bjos
Sandravaldujo@hotmail.com